Merece destaque: Arduino!
Projetos: Ciência da Computação, Escola Avançada, Oficinas, Curso Optativo UFRGS e trabalho publicado..
Ao todo foram 9 projetos, dos quais 8 efetivamente concluídos
... Mais pedagogia por projetos!!
Projetos: Ciência da Computação, Escola Avançada, Oficinas, Curso Optativo UFRGS e trabalho publicado..
Já no final de 2009 comecei a me interessar pelo Arduino: Foi paixão a 1a vista.
Confesso que não conhecia nada sobre programação e aqui fica então um incentivo para àqueles que tem receio de começar...quebrei a cabeça no começo, tive muitos problemas com os "ponto e virgula"... "esquecer de declarar variáveis".. coisas por que passam todos os iniciantes..
Mas valeu a pena...
Física para Ciência da Computação - Trabalhando com Projetos
Física para Ciência da Computação - Trabalhando com Projetos
Como desafio resolvi implementar o Arduino no curso de Física para Ciência da Computação. Conversei com o coordenador de curso prof. Daniel Couto Gatti que me apoio amplamente.
A ideia foi desenvolver o conteúdo do curso previsto na ementa e em paralelo desenvolver projetos. A nota do projeto pesou como nota da prova P2.
A metologia adotada foi semelhante a da Escola Avançada. Ou seja os estudantes criaram blogs e que forma acompanhados regularmente (com atribuição de nota). Tivemos três momentos para a apresentação dos trabalhos: um inicial, como defesa do projeto ,uma intermediaria para acompanhamento e a apresentação final. Em pelo menos duas destas apresentações tive a presença de um professor do curso de Ciência da Computação para ajudar na avaliação.
Fizemos uma Oficina de Arduino, uma manha inteira em que eu e um professor da computação auxilaram os alunos com duvidas sobre o projeto.
Abaixo fotos desta Oficina
Abaixo fotos desta Oficina
Ao todo foram 9 projetos, dos quais 8 efetivamente concluídos
A relação segue abaixo:
Projeto Física – PUC SP; Projeto Arduino FE2;2 Projeto Arduino; Projeto CRT; Projeto Física Experimental II; Projeto FE2-PUCSP ; Projeto de Física para Computação; Projeto Física Experimental II (b);
Arduino PUCSP (não finalizado); Projeto FE
Ao final do curso como de costume, enviei à todos os alunos por email, um questionário para avaliação. Merece destaque a ultima questão, representada graficamente abaixo: dos 18 alunos que responderam ao questionário, 13 recomendam a continuidade de projetos com o Arduino para as próximas turmas.
Apesar do questionário ter sido enviado apos a realização de todas as provas 50% da turma respondeu, o que é bastante significativo. Em geral quando formulários são enviados apos o período letivo, cerca de 30% dos alunos respondem
Clique na figura para acessar as repostas dos estudantes...
Clique na figura para acessar as repostas dos estudantes...
Devo confessar que não foi fácil dar conta de todo o conteúdo da disciplina e paralelamente conduzir projetos e ainda com um micro-controlador que ainda não tinha domínio nem da linguagem nem de seu funcionamento.Esta constatação não foi unilateral, os alunos também reclamaram bastante no questionário de avaliação do acumulo de atividades e sobrecarga de trabalho. Algo que deve ser revisto em novos projetos e novas turmas.
Foi um grande desafio, mas entre os prós e contras ganhou os prós!
Tanto é verdade que hoje tenho um aluno da Ciência da computação em um projeto de iniciação cientifica (que será comentado logo adiante) e que tem nos ajudado a conhecer melhor a linguagem de programação.
Mas é isso que consiste um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem, uma via de mão dupla, sempre. Alunos e professores construindo conhecimento.
... Mais pedagogia por projetos!!
Próxima postagem: Curso Optativo na UFRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário