terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ano de 2011 - Destaque para o Arduino

Merece destaque: Arduino!


Projetos: Ciência da Computação, Escola Avançada, Oficinas, Curso Optativo UFRGS e trabalho publicado..

Já no final de 2009 comecei a me interessar pelo Arduino: Foi paixão a 1a vista.
Confesso que não conhecia nada sobre programação e aqui fica então um incentivo para àqueles que tem receio de começar...quebrei a cabeça no começo, tive muitos problemas com os "ponto e virgula"... "esquecer de declarar variáveis".. coisas por que passam todos os iniciantes..

Mas valeu a pena...

Física para Ciência da Computação - Trabalhando com Projetos

Como desafio resolvi implementar o Arduino no curso de Física para Ciência da Computação. Conversei com o coordenador de curso prof. Daniel Couto Gatti que me apoio amplamente.
A ideia foi desenvolver o conteúdo do curso previsto na ementa e em paralelo desenvolver projetos. A nota do projeto pesou como nota da prova P2.
A metologia adotada foi semelhante a da Escola Avançada. Ou seja os estudantes criaram blogs e que forma acompanhados regularmente (com atribuição de nota). Tivemos três momentos para a apresentação dos trabalhos: um inicial, como defesa do projeto ,uma intermediaria para acompanhamento e a apresentação final. Em pelo menos duas destas apresentações tive a presença de um professor do curso de Ciência da Computação para ajudar na avaliação.
Fizemos uma Oficina de Arduino, uma manha inteira em que eu e um professor da computação auxilaram os alunos com duvidas sobre o projeto.


Abaixo fotos desta Oficina




Ao todo foram 9 projetos, dos quais 8 efetivamente concluídos


A relação segue abaixo: 

Arduino PUCSP (não finalizado);     Projeto FE 

Ao final do curso como de costume, enviei à todos os alunos por email, um questionário para avaliação. Merece destaque a ultima questão, representada graficamente abaixo: dos 18 alunos que responderam ao questionário, 13 recomendam a continuidade de projetos com o Arduino para as próximas turmas.
Apesar do questionário ter sido enviado apos a realização de todas as provas  50% da turma respondeu, o que é bastante significativo. Em geral quando formulários são enviados apos o período letivo, cerca de 30% dos alunos respondem


Clique na figura para acessar as repostas dos estudantes...



Devo confessar que não foi fácil dar conta de todo o conteúdo da disciplina e paralelamente conduzir projetos e ainda com um micro-controlador que ainda não tinha domínio nem da linguagem nem de seu funcionamento.Esta constatação não foi unilateral, os alunos também reclamaram bastante no questionário de avaliação do acumulo de atividades e sobrecarga de trabalho. Algo que deve ser revisto em novos projetos e novas turmas.

Foi um grande desafio, mas entre os prós e contras ganhou os prós!

Tanto é verdade que hoje tenho um aluno da Ciência da computação em um projeto de iniciação cientifica (que será comentado logo adiante) e que tem nos ajudado a conhecer melhor a linguagem de programação. 


Mas é isso que consiste um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem, uma via de mão dupla, sempre. Alunos e professores construindo conhecimento.


... Mais pedagogia por projetos!! 


Próxima postagem: Curso Optativo na UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário