Foi um ano muito produtivo. Um ano de Simpósio de Ensino de Física em Vitória (bienal). Minha participação neste SNEF foi desde a participação em Mesa redonda , até o oferecimento de Oficina e apresentação de trabalho.
Abaixo fotos da Oficina de Novas Tecnologias ministrada no XVII Simpósio de Ensino de Física em Vitória.
Para ter acesso ao texto desta oficina clique aqui
Mesa Redonda: Reflexões sobre Recursos didáticos para o Ensino de Física
Para ter acesso ao material apresentado nesta palestra clique aqui
Trabalho apresentado no XVIII SNEF: Aquisição de dados através da entrada de microfone: Estudo do lançamento Horizontal (clique para ter acesso ao trabalho completo)
Trabalho publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física
Convênios e parcerias em 2009 - Iniciação Científica Junior
Durante este ano recebemos apoio financeiro da Intel, com bolsas de auxilio para os professores de Ensino Médio envolvidos no projeto Iniciação Científica Junior e a doação de alguns Classmate PCs. Criamos um novo blog para o projeto http://picjrintelpucsp.blogspot.com/
Nesta parceria em troca do apoio financeiro, deveríamos desenvolver planos de aula e/ou atividades utilizando os classmate Pcs como instrumento de medida e aquisição de dados voltados ao Ensino de Física para o Ensino Médio.
Como metodologia de trabalho cada projeto desenvolvido pelos estudantes e professores era acompanhado através de blogs, de modo que todo o material instrucional produzido era devidamente postado na web.
Para o desenvolvimento destes projetos muitas vezes eram oferecidas oficinas e/palestras aos estudantes e professores que lhes auxiliavam com os conceitos básicos necessários.
Foram desenvolvidos seis planos de aula distintos e que foram devidamente traduzidos para o inglês disponibilizados no blog do projeto (e nos blogs de cada projeto)
Para cada plano de aula a equipe elaborava recursos didáticos lançando mão de diferentes mídias, tais como vídeos, o uso de simuladores e a experimentação em si.
Os blogs de cada projeto podem ser acessados abaixo
Abaixo Uma das oficinas oferecidas para os estudantes e professores:
Oficina Mão na Massa
Os alunos ao final do ano apresentaram seus trabalhos em sessões de posteres na Semana Acadêmica e em um Workshop também nesta mesma semana.
Workshop na Semana Acadêmica da PUC/SP- (10/2009)
clique na foto para ter acesso ao álbum
Semana Acadêmica- Apresentação de Posteres (10/2009)
clique na foto para ter acesso ao álbum
Relatórios apresentados relativo ao projeto
Vale destacar também a participação em programas da TV Escola com link para o material produzido disponível abaixo
TV Escola programa Acervo “Céu e Inferno” disponível em
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensinomedio/acervo/acervo_2009_ceu_e_inferno.pdf
TV Escola Sala de professor Programa Mimetismo
Disponível em http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_medio/sala_de_professor/sala_2009_mimetismo_no_jardim.pdf
Encerramos 2009 com a certeza da importância de projetos dedicados a formação cientifica de jovens das escolas publicas brasileiras.
Mas também com a convicção de que é igualmente importante que o professor destes estudantes também sejam envolvidos neste processo, para que não apenas os estudantes vislumbrem novas possibilidades, mas também que os seus professores , possam igualmente participar de todo este processo. Desde a escolha do projeto, até a sua finalização, apresentação e formalização em linguagem cientifica.
Uma construção de conhecimento efetivamente colaborativa envolvendo professores, estudantes de Ensino Médio, pesquisadores da Universidade e alunos dos cursos de graduação.
Começa a nascer a Escola Avançada de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy na PUC/SP....
Aplicativos e Objetos de Aprendizagem - Coautoria
Coautoria em aplicativos disponíveis no Banco de Objetos Internacional do MEC no projeto Condigital.
Clique na fonte de Luz, selecione um filtro, aproxime a lampada observe o que ocorre.
Aumente a tensão de freamento observe o que ocorre. Mude o filtro e agora? O que ocorre com o valor de tensão de corte?
Este simulador permite:
1. Observar a dependência da corrente fotoelétrica com a intensidade da luz e verificar a lei do inverso do quadrado da distancia
2. Determinar o potencial de corte para diferentes emissores em função do comprimento de onda da radiação incidente
Este simulador compõe os recursos didaticos produzidos pelo Projeto Condigital do Física Vivencial para o Banco Internacional de Objetos do Mec. Neste link voce vai encontrar todo o material disponivel que consiste, na teoria, mapa interativo (links para sites e videos correlacionados ao tema, avaliaçoes, guia do porofessor, dentre outros recursos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12617.
Para melhor visualização deste simulador on-line clique aqui
Para ter acesso aos comprovantes e artigos referentes ao ano de 2009 clique na pasta abaixo
2. Determinar o potencial de corte para diferentes emissores em função do comprimento de onda da radiação incidente
Este simulador compõe os recursos didaticos produzidos pelo Projeto Condigital do Física Vivencial para o Banco Internacional de Objetos do Mec. Neste link voce vai encontrar todo o material disponivel que consiste, na teoria, mapa interativo (links para sites e videos correlacionados ao tema, avaliaçoes, guia do porofessor, dentre outros recursos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12617.
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