2011


O ano começa com o XIX Simpósio de Ensino de Física em Manaus!! Neste SNEF apresentamos dois trabalhos. São eles;

Cavalcante, M. A. ; Tavolaro,R.C. “Atividade Classmate PC;  “DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA 1:1 NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS” XIX Simpósio nacional de Ensino de Física de 20/01 a 04/02 de 2011 – Manaus. Trabalho completo disponível em http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0539-1.pdf

Corrêa, R. W.; Cavalcante, M.A;. Tavolaro, C. R. C ; Carvalho, D. L.S.; Matos, I. A.; Araujo, S. R. S. S. “Gravidade para o Ensino Fundamental: um experimento usando os Classmate PC” XIX Simpósio nacional de Ensino de Física de 20/01 a 04/02 de 2011 – Manaus. Trabalho completo disponível em http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0583-1.pdf

Importante ressaltar que os dois trabalhos são decorrentes dos projetos desenvolvidos na Escola Avançada Marcelo Damy.


Participei de uma mesa redonda sobre o Ensino de Física Moderna


MR06 - Física moderna e o ensino de Física 
Apresentadores: Marisa de Almeida Cavalcante (PUC/SP), Maurício Pietrocola (USP) e Fernanda Ostermann (UFRGS).
Mediadora: Glória Regina Pessôa Campelo Queiroz (UERJ).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30

A apresentação foi publicada em http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2011/02/xix-snef-fisica-moderna-e-o-ensino-de.html
Participei como mediadora da mesa redonda


MR02 - O PIBID e as Licenciaturas em Física 
Apresentadores: André Ferrer Martins (UFRN), Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira (IFSP) e Marta Silva dos Santos Gusmão (UFAM).
Mediadora: Marisa de Almeida Cavalcante (PUC/SP).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30


Coordenei duas sessões de comunicação oral

C02-01-Formação e prática profissional de professores de Física” no XIX Simpósio nacional de Ensino de Física de 20/01 a 04/02 de 2011 – Manaus.  Link para acesso disponível em http://www.sbfisica.org.br/~snef/xix/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=16


 “CO36-07-Tecnologia da informação, difusão tecnológica e o Ensino de Física” no XIX Simpósio nacional de Ensino de Física de 20/01 a 04/02 de 2011 – Manaus.  Link para acesso disponível em http://www.sbfisica.org.br/~snef/xix/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=16

Reservei um pequeno trecho da palestra do prof. Lang que como sempre nos traz coisas curiosas da Física!



Dia: 04/02/2011
P13 - Temas instigantes em Física Geral 
Apresentador: Fernando Lang da Silveira (UFRGS).
Auditório Rio Jatapu – Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30




Quer saber como isso ocorre? clique aqui


Merece destaque: Arduino!


Projetos: Ciência da Computação, Escola Avançada, Oficinas, Curso Optativo UFRGS e trabalho publicado..


Já no final de 2009 comecei a me interessar pelo Arduino: Foi paixão a 1a vista.
Confesso que não conhecia nada sobre programação e aqui fica então um incentivo para àqueles que tem receio de começar...quebrei a cabeça no começo, tive muitos problemas com os "ponto e virgula"... "esquecer de declarar variáveis".. coisas por que passam todos os iniciantes..

Mas valeu a pena...


Física para Ciência da Computação - Trabalhando com Projetos

Como desafio resolvi implementar o Arduino no curso de Física para Ciência da Computação. Conversei com o coordenador de curso prof. Daniel Couto Gatti que me apoio amplamente.
A ideia foi desenvolver o conteúdo do curso previsto na ementa e em paralelo desenvolver projetos. A nota do projeto pesou como nota da prova P2.
A metologia adotada foi semelhante a da Escola Avançada. Ou seja os estudantes criaram blogs e que forma acompanhados regularmente (com atribuição de nota). Tivemos três momentos para a apresentação dos trabalhos: um inicial, como defesa do projeto ,uma intermediaria para acompanhamento e a apresentação final. Em pelo menos duas destas apresentações tive a presença de um professor do curso de Ciência da Computação para ajudar na avaliação.
Fizemos logo no inicio uma Oficina de Arduino, uma manha inteira em que eu e u professor da computação auxilaram os alunos com duvidas sobre o projeto.

Abaixo fotos da Oficina de Blogs 



Ao todo foram 9 projetos, dos quais 8 efetivamente concluídos


A relação segue abaixo: 

Projeto Física – PUC SP;    Projeto Arduino FE2;2      Projeto Arduino;     Projeto CRT;      Projeto Física Experimental II;   Projeto FE2-PUCSP ;   Projeto de Física para Computação;      Projeto Física Experimental II (b);
Arduino PUCSP (não finalizado);     Projeto FE

Ao final do curso como de costume enviei um questionário para avaliação. Merece destaque a ultima questão, representada graficamente abaixo: dos 18 alunos que responderam ao questionário, 13 recomendam a continuidade de projetos com o Arduino para as próximas turmas.
Apesar do questionário ter sido enviado apos a realização de todas as provas  50% da turma respondeu, o que é bastante significativo. Em geral quando formulários são enviados apos o período letivo, cerca de 30% dos alunos respondem


Clique na figura para acessar todas as respostas 


Devo confessar que não foi fácil dar conta de todo o conteúdo da disciplina e paralelamente conduzir projetos e ainda com um micro-controlador que ainda não tinha domínio nem da linguagem nem de seu funcionamento.Esta constatação não foi unilateral, os alunos também reclamaram bastante no questionário de avaliação do acumulo de atividades e sobrecarga de trabalho. Algo que deve ser revisto em novos projetos e novas turmas.

Foi um grande desafio, mas entre os prós e contras ganhou os prós!

Tanto é verdade que hoje tenho um aluno da Ciência da computação em um projeto de iniciação cientifica (que será comentado logo adiante) e que tem nos ajudado a conhecer melhor a linguagem de programação. 


Mas é isso que consiste um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem, uma via de mão dupla, sempre. Alunos e professores construindo conhecimento.


... Mais pedagogia por projetos!!


Disciplina optativa ministrada no mestrado profissional de Ensino de Física da UFRGS


Mais desafios.....  A disciplina Experimentaçãoe a “Modernidade” no ensino e aprendizagem de Física começou a ser oferecida em 2010 e tem como objetivo Contribuir na instrumentalização dos professores adaptada e adequada à escola brasileira integrada a novas tecnologias e que permita tratar conceitos e instrumentos contemporâneos relacionados no ensino e aprendizagem de Física. 

A metodologia adotada e avaliação é a seguinte:
Cada equipe constituída deverá desenvolver pelo menos uma atividade experimental, que deverá ser planejada para aplicação em sala de aula. Este desenvolvimento deverá incluir: o projeto e construção do equipamento; tabela de resultados obtidos; um roteiro de atividade direcionada ao aluno; orientações para o professor; divulgação e disponibilização do material na web através de blogs. A equipe deverá apresentar o trabalho em sessão de comunicação oral sua avaliação se dará através de uma banca constituída por pelo menos dois professores. Também serão objeto de avaliação relatórios das atividades desenvolvidas durante as aulas experimentais.
Assim cada equipe cria um blog para o projeto em que todo o material instrucional deve ser postado

Este ano decidimos levar o Arduino para o desenvolvimento de projetos. Mais uma vez uma experiencia enriquecedora. 


Abaixo algumas fotos que mostram os professores desenvolvendo seus projetos..