segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ano de 2010


Este foi o ano em que buscamos solidificar a Escola Avançada de Ciência e Tecnologia.Criamos o site oficial da Escola. http://www.pucsp.br/damy/


Ampliamos o número de professores participantes:


Abaixo planilha com os dados gerais dos estudantes (total de participantes 61 estudantes e 10 professores.



Conseguimos dar continuidade ao projeto com apoio da Intel, com bolsa para os professores e doação de mais alguns classmate PCs. Em contrapartida deveríamos entregar ano final do ano, pelo menos 10 planos de aula com atividades propostas para o Ensino de Ciências para o Ensino Fundamental. Continuamos com a mesma metodologia adotada no ano anterior, qual seja, acompanhamento de cada projeto através de blogs. 

Abaixo algumas fotos que mostram os estudantes e professores desenvolvendo os projetos no Centro de Exatas da PUC/SP.



Em outubro os estudantes apresentaram publicamente seus projetos, em um evento chamado PUC portas abertas: Neste evento a PUC "abre suas portas" para receber estudantes de Ensino Médio mostrando seus curso e suas atividades de pequisa e extensão

As fotos abaixo mostram os estudantes apresentando os seus trabalhos



Todos os blogs criados podem ser visitados no blog do projeto http://picjrintelpucsp.blogspot.com/

Relacionamos abaixo todos os planos de aula e roteiros de atividades desenvolvidos. Clique para acessar cada um destes planos







Transmissão de Sinais sem Fio para o Ensino Fundamental disponível em http://picjrintelpucsp.blogspot.com/2010/12/transmissao-de-sinais-em-fio-no-ensino.html


Lançamento Horizontal no Ensino Fundamental disponível em http://picjrintelpucsp.blogspot.com/2010/12/lancamento-horizontal-no-ensino.html


Circuitos Elétricos no Ensino Fundamental disponível em http://picjrintelpucsp.blogspot.com/2010/12/circuitos-eletricos-no-ensino.html


O relatório Final das atividades desenvolvidas foi encaminhado em fevereiro de 2010 e abaixo o acesso ao relatório (note que este relatório diz respeito as atividades desenvolvidas de 02/2009 a 02/2010). Para ampliar clique sobre o texto.


Apesar da inegável importância na continuidade do projeto, não conseguimos a renovação das bolsas de apoio com horas contratuais ( face a crise financeira por que passa a PUC/SP). Apesar disso em 2010, ampliamos o numero de professores e estudantes na Escola Avançada e efetuamos uma renovação no apoio financeiro da Intel.

Em agosto de 2010 em decorrência da abertura de edital do CNPq destinado à bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, entramos com uma solicitação de cotas institucionais.

Fomos contemplados com 15 cotas aprovadas em agosto de 2011. Cotas estas que passaram a ser "cotas institucionais" e que portanto representaram um passo importante para a PUC/SP na configuração de um Programa Institucional de Iniciação Cientifica Junior.

Durante o ano de 2010 ocorreu o II Seminário Web Currículo na PUC/SP. A participação do grupo de professores e estudantes foi total. Isso incluiu um total de seris trabalhos, dos quais 5 deles dizem respeito as atividades especificas da Escola Avançada.

 A relação dos trabalhos estão abaixo ( participação como co-autora)

Leandro, R.;  Cavalcante, M. A. ; Tavolaro,R.C. “Atividade Classmate PC; Queda do imã em bobinas”  II Seminário Web Currículo PUC/SP  Integração de Tecnologias na pratica pedagógica e no currículo” – 07 e 08 de junho de 2010– PUC/SP . Apresentação Disponível em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/10/atividade-classmate-pc-queda-de-ima/#more-1793
 
Mello, O. G.; Cavalcante, M. A. Tavolaro, R. C.; Rodrigues R.; Guedes, R. “Atividade com Classmate PC:Radio Laser” II Seminário Web Currículo PUC/SP  Integração de Tecnologias na pratica pedagógica e no currículo” – 07 e 08 de junho de 2010– PUC/SP Apresentação Disponível em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/10/atividade-com-classmate-pc-radio-laser/
 
Lamon, J.; Cavalcante, M. A. Tavolaro, R. C.; Roggiero, M. V. B.; Yunes, G. R. Almeida de, A. P. Desenvolvimento de Atividade com Classmate PC: Determinação da Frequência da Rede Elétrica. II Seminário Web Currículo PUC/SP  Integração de Tecnologias na pratica pedagógica e no currículo” – 07 e 08 de junho de 2010– PUC/SP Apresentação Disponível em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/08/desenvolvimento-de-atividade-com-classmate-pc/

Correa, J.; Cavalcante, M. A. Tavolaro, R. C; Carvalho,L. S.;Matos,I.A. Araujo, S.R.S.S.; “Análise da Queda Livre de uma Régua” II Seminário Web Currículo PUC/SP  Integração de Tecnologias na pratica pedagógica e no currículo” – 07 e 08 de junho de 2010– PUC/SP Apresentação Disponível em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/08/analise-da-queda-livre-de-uma-regua/

Trabalhos apresentados no II Web Currículo  (como autora).

Cavalcante, M. A. e Tavolaro, C.R.C. "Iniciação Cientifica e uso das TICS na PUC/SP" Link para acesso em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/08/iniciacao-cientifica-e-o-uso-de-tics-na-puc-sp/

Cavalcante,M. A. " Contribuiçoes do I Web Curriculo para aulas experimentais link para acesso ao trabalho em http://webcurriculo.wordpress.com/2010/06/08/contribuicoes-do-i-web-curriculo-para-aulas-experimentais/

Apresentamos também uma oficina em que os estudantes apresentaram os seus trabalhos e projetos desenvolvidos: Experimentação em Física e Ciências através do Classmate PC”.  Carga horária 2 horas. II Seminário Web Currículo PUC/SP  Integração de Tecnologias na pratica pedagógica e no currículo” – 07 e 08 de junho de 2010– PUC/SP http://webcurriculo.wordpress.com/oficinas/

Segue abaixo algumas fotos do II Web Currículo  07 e 08 de junho de 2010–  PUC/SP



Outros eventos:


Palestras e mesas Redondas

Palestra proferida “Os desafios de  se ensinar Fisica no século XXI” aula 4º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari. UNIVATES – 07 de outubro de 2010.

Participação em uma mesa redonda “ A construção do Produto Educacional no ensino de Física e Matemática”  no II Encontro da rede de professores , pesquisadores e Licenciandos de Física e Matemática oferecido pela UFSC departamento de Metodologia em Ensino 19 a 20de novembro de 2010. http://www.enrede.ufscar.br/programacao.htm

Oficinas e cursos ministrados


Curso ministrado “A Física da Fala”carga horária 4 horas. I Escola de Prosódia promovida pela Luso Brasilian Association of Speech Sciences (LBASS) realizada na PUC/SP 13 a 16 de outubro de 2010.

Oficina ministrada  “Novas Tecnologias no Ensino de Física” – 04 horas-aula 4º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari. UNIVATES – 07 de outubro de 2010. http://www.univates.br/cetec/ciencias2010.pdf

Oficina Física Acústica para alunos do curso de mestrado e doutorado em Linguistica Aplicada e Estudos da Fala. Texto da e material desta oficina disponível em http://xviiisnefnovastecnologias.blogspot.com/search/label/Oficina Acustica

Oficina Física de Acústica para Fonoaudiólogos para alunos do 4o ano do curso de Graduação de Fonoaudiologia da PUC/SP  Texto e material desta oficina disponível em http://xviiisnefnovastecnologias.blogspot.com/search/label/Oficina Acustica

Disciplina optativa: Modernidade no Ensino e Aprendizagem de Física  ministrada no curso de mestrado profissional em Ensino de Física na UFRGS. Foi em 2010 que oficializamos uma parceria que já existia há alguns anos com a UFRGS, através de meu credenciamento como professora colaboradora do PPG em Ensino de Física da UFGRS.
Abaixo as fotos de alguns momentos deste curso que ocorreu no período de 26 a 30/07/2010.



Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido nesta disciplina clique em http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/


Orientação de TCC 

Titulo: Curso de Extensão Universitária a Distancia em Radiologia Médica
Aluna: Patricia Almeida Barbosa
Para ampliar clique sobre o texto
Monografia publicada em http://fambpucsp.blogspot.com/2011/09/monografia-curso-de-extensao.html


Título: Desenvolvimento de um curso de extensão a distancia em radioproteção aplicada a Medicina Nuclear
Aluna: Sarah Cristina de Oliveira Dias
Para ampliar clique sobre o texto
Monografia publicada em http://fambpucsp.blogspot.com/2011/09/monografiadesenvolvimento-de-um.html


Título: Compreendendo a Ressonância Magnética
Aluno: Clecio Roberto Vieira da Silva
Para ampliar clique sobre o texto
Monografia publicada em http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2011/02/compreendendo-ressonancia-magnetica.html




Aplicativos e Objetos de Aprendizagem - Coautoria

Coautoria em aplicativos disponíveis no Banco de Objetos Internacional do MEC no projeto Condigital.

Modelos Atômicos – Para acessar o material completo clique no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12908


Simulador Modelos Atômicos em Flash abaixo



Para visualizar em tela cheia clique aqui


Salto Quântico: para ter acesso ao material completo clique no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12612

Simulador Salto Quântico em flash abaixo 



Para acessar em tela cheia clique aqui

Para ter acesso a todos os comprovantes e artigos referentes ao ano de 2010 clique na pasta abaixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário